sexta-feira, 6 de abril de 2012

Pascoa - nova actualização

32 comentários:

  1. Muitos parabéns pelo seu Blog, pois deu-me ânimo para continuar com a hidroponia na qual não obtive qualquer resultado positivo.Ao ler os vários comentários vi que cometi vários erros, desde usar um adubo qualquer, não medir o PH nem medir a condutividade, ou seja só fiz asneiras.Já tratei de encomendar os respectivos aparelhos e também o kit de nutrientes da hidrovista. No entanto ainda tenho algumas dúvidas que são:
    Tenho o sistema (pequeno, só com 40 orificios)instalado numa parede do quintal sómente com uma rede de emsombramento para evitar a luz do sol directa, será suficiente? É que é um pouco dificil construir uma estufa.
    O depósito da água tem de estar fechado?
    Claro que mais dúvidas terei e espero, um dia, aproximar-me da vossa perfeição.
    Obrigado

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Viva amigo José Manuel

      Pelo que relata,deve ter cometido alguns erros,nada de estranhar quando,como eu,se faz as coisas sem conhecimentos prévios.Vai ver que a pouco e pouco vai ter resultados positivos.Quanto ao seu sistema não ter uma estufa,não acho que seja um problema,desde que não entre água no sistema em dias de chuva.Basicamente o importante é uma boa esposição solar e isolar o sistema de chuvas e outros liquidos.A rede de emsombramento é uma boa solução para os dias quentes,mas não deverá ser suficiente em dias de chuva,pelo que deverá utilizar qualquer outro tipo de proteção (plastico)
      O depósito da agua tambem deverá estar fechado e de preferencia utilizar um opaco,para não deixar criar micro organismos devido á esposição solar,o que altera a composição da soluçao.

      Espero ter ajudado

      Cumprimentos e boa sorte

      Inácio Martins

      Eliminar
  2. Viva Inácio,

    Está tudo muito bem e pelo que se vê vai ter muito boas colheitas este ano.
    Os meus parabéns!

    Um abraço

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Vamos a ver amigo Rui,no quintal não vou ter grandes problemas ,pois já tenho alguma experiência,mas no sistema hidroponico vai ser a primeira Primavera e Verão.Quando estiver muito calor vou de certeza ter problemas com o aquecimento da solução,o que pode ser fatal para as plantas.Vou ter que isolar os tubos e o depósito.Vamos a ver...

      Cumprimentos

      Inácio Martins

      Eliminar
  3. boa tarde inácio, este fim de semana concluí a construçao da minha bancada hidropónica, já só falta tapar uma parte da minha estufa.
    se bem me lembro, disse que durante o dia o seu sitema está ligado 45 minutos e desligado 15 e à noite o contrário, nunca teve nenhum problema com o crescimento devido às paragens? acha que se funcionar 24/24 satura as plantas'
    esta semana vou colocar as primeiras plantas e gostava de saber se há problema não ter uma dessas ficha com temporizador.

    ResponderEliminar
  4. Viva amigo Bruno

    Eu tenho este esquema de tempo porque comecei a pesquisar sobre hidroponia,encontrei essa imformação.Para dizer a verdade,não sei se estiver 24h ligado trará algum problema as plantas.O meu tem funcionado assim,é uma questão de experimentar até ter um relógio.
    Boa sorte e divirta-se

    Cumprimentos

    Inácio Martins

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Boas amigo Inácio,

      Eu tenho o meu sistema a funcionar 24/24 e até ver o unico inconveniente é mesmo um maior consumo de energia!

      Um abraço

      Eliminar
    2. Viva amigo Rui

      É como eu digo,só tenho experiencia da forma como faço,mas não sei se é a melhor forma.Como é que vão as culturas?Os morangos são grandes?Os meus são pequenos,não sei se é do sistema se é a espécie que é mesmo assim

      Abraço

      Eliminar
  5. Boas sr Inacio
    Desde ja parabens pelo projecto, o meu vai dando frutos, mas estou com algumas dificuldades em manter o ph, quando renovo a agua com os nutrientes, consigo os 5.5 eos 6, mas quando volta a funcionar de novo se for medir o ph esta pelos 7 e os 7.5, tem conseguido manter o seu.
    cumprimentos
    Pedro Paulino

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Pois é Pedro,o PH não é facil de manter sempre nos valores ideais,dai a necessidade de fazer varias leituras.Eu quando posso faço uma leitura de manhã e outra á noite,e corrijo com acido muriatico,mas nem sempre é possivel,de maneira que umas vezes está bom e outras não.O ideal seria ter um sistema automático de correção,mas isso é pedir de mais...

      Cumprimentos

      Eliminar
  6. Boa Noite Inácio
    Já chegou o Kit de Nutrientes, vindo da HidroVista. Pensava eu, que a solução já viria toda misturada qual o meu espanto que irei ter mais uma aventura, ou seja vou ter que misturar tudo muito bem, conforme a folha de instruções.
    Só falta chegar o analisador de PH e de condutividade. Pelos vários comentários terei de comprar um frasco de ácido muriático e aprender como usá-lo para corrigir o PH.
    É possível colocar, aqui, algumas fotos para ir vendo a minha evolução?
    Cumprimentos

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Caro amigo José Manuel

      Vejo que já tem quase tudo pronto,é só começar a plantar.O acido muriático,basta umas gotas em 20 litros para baixar 1 grau,pelo que vai ver que é facil de utilizar.Quanto ás fotos aqui no blog não consegue por ,mas pode mandar-me por email pois tenho todo o gosto em ver a sua horta (inacioamartins@gmail.com )

      Cumprimentos

      Inácio Martins

      Eliminar
    2. Shalom
      Onde compras-te o teu aparelho de medir a condutividade?Preciso urgente de comprar um.O do pH enquantro facil aqui na zona.Podes dar uma resposta por mail p albertowalves@hotmail.com
      Obrigada

      Eliminar
  7. Mais uma vez Boa Noite
    Inácio,falando de PH, os níveis a manter são entre os 5.5 e 6, não é verdade?
    Para baixar o PH, quanto de ácido muriático (comprado na drogaria) se deve colocar na solução? E se o PH estiver baixo? Que fazer?
    Só mais uma pergunta. A condutividade mede o valor de nutrientes diluidos na água,julgo eu, se for assim quando se faz a primeira mistura de água com nutrientes conforme as instruções o analisador de conditividade deve de marcar o valor ideal da mistura, qual é o seu valor? Se este estiver baixo, o que fazer? E se estiver alto?
    Mais uma vez obrigado por todas as informações, isto sim é um Grande Blog.
    Cumprimentos

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. José Manuel

      Eu tenho um depósito de 50 litros e para baixar o PH de 7.2 para 6 adiciono o equivalente a uma carica de cerveja (+ -)
      A solução da hidrovista,dependendo da agua que utilizar,mede + - 3000 us.Pela minha experiencia,e tambem pelo que já li,vai-se adicionando agua normal comforme esta vai evaporando ou sendo consumida pelas plantas,e mudo a solução de três em três semanas + - dependendo das plantas que tenha na altura.é claro que o valor de condutividade não se vai manter sempre nos valores iniciais,pelo que quando começa a estar abaixo dos 1500 us mudo a solução.Atenção que tudo isto é fruto da minha pouca experiência na hidroponia,pelo que não deve sertomado como uma certeza

      Cumprimentos

      Inácio Martins

      Eliminar
  8. Boa Noite Inácio
    Peço desculpa por pedir tanta informação mas, estive a rever os seus comentários desde o ínicio do Blog e reparei que na construção do sistema hidropónico, para além da bomba que fornece água às tubagens existe uma bomba de ar, pergunto se a bomba submersível não é suficiente para oxigenar a água?
    Obrigado

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Viva Jose Manuel

      Não sei que tipo de bomba tem,mas a minha não faz a oxigenação da agua.É fundamental que a agua esteja sempre muito bem oxigenada,pelo que aconselho a colocar uma bomba de oxigenação tipo as de aquario com uma pedra difusora

      Cumprimentos

      Inácio Martins

      Eliminar
  9. Boa noite Sr. Inácio.
    Já consegui respostas para as minhas dúvidas através do seu blogue que tem sempre muitas atualizações e esclarecimentos úteis. Vou tentar acabar a minha estufa até ao fim do mês para então começar a sério. Parabens pelo seu trabalho.
    Até breve, Bruno

    ResponderEliminar
  10. Boa Noite Inácio
    Já recebi via ebay o medidor de PH e o de condutividade, creio que igual aos que mostrou no entanto para calibrar o medidor de PH necessito de uma solução de 6.86, como arranjo esta solução? Complicado, não?
    Cumprimentos

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Amigo Jose Manuel

      Se bem me recordo,junto com o aparelho vinham dois sacos com um pó.Um deles tem um composto que misturado com,salvo erro 250 ml,dá a tal solução de 8,86.
      Não tenho a certeza ,mas verifique o que estou a dizer no dito saco s.f.f.
      Em caso de duvida diga alguma coisa

      Cumprimentos

      Inácio Martins

      Eliminar
    2. Boa noite Inácio
      Pois, não vinham nenhuns saquinhos, e agora?
      Vou procurar numa loja de aquários, se existe alguma solução para criar o tal valor base de PH.
      Cumprimentos

      Eliminar
    3. Boa Noite Inácio.
      Hoje foi uma tarde só dedicada à hidroponía.Gastei algumas massas numa loja de aquários, uma bomba de ar (20€),uma solução da API para baixar o PH (10€)e o mais barato foi umas mudas de alface, bróculos e couve portuguesa a 1.20€ a dúzia.Encontrei a solução para ver se o medidor de PH estava calibrado e, nada mal, comprei uma garrafa de água do Caramulo com um PH de rótulo de 6.3 tendo o medidor marcado um PH de 6.5, está feito o teste.
      Fiz todas as misturas de nutrientes da HidroVista mas aí o PH subiu para 8.1 e a condutividade marcava 870. Penso que em relação à condutividade vou marcar este valor como base pois, foi o inicial mas, em relação ao PH, vou voltar a medi-lo amanhã e se continuar na mesma colocar um pouco da solução da API.
      E é tudo, amanhã é pôr as mudas nos respectivos copos e esperar.
      Cumprimentos

      Eliminar
    4. Mais uma vez boa noite
      Estive a ler melhor sobre os valores da condutividade. O medidor que comprei via ebay é igual ao que mostra nas imagens do seu Blog. A mistura que fiz foi conforme as instruções, penso eu.Garrafões de 5l para cada nutriente e no fim, como o depósito leva 50l, coloquei 50ml de nutriente por cada 10l de água, nas intruções dizia 100ml por 20l, portanto penso que está correcto mas realmente o valor apresentado pelo medidor é alto, 870. Range do medidor é de 0 a 999us/cm.
      Cumprimentos

      Eliminar
    5. Boa noite Inácio
      Hoje foi dia de colocar as mudas, enroladas num pouco de lã de rocha, no sistema hidropónico. Utilizei a solução da API para baixar o PH mas, verifiquei que tenho de gastar muito de um pequeno frasco o que fica muito caro, baixei o valor mas quando este frasco acabar experimentarei o ácido muriático a comprar numa drogaria da zona e logo um litro, (mais barato), o produto da API deve ser mesmo só para aquários.
      Não contente com a medição da condutividade ainda retirei 5l de solução e adicionei outros 15l mas o valor mantinha-se na volta dos 870. Medi a condutividade de um pouco de água da torneira e esta marcava 570. Conclusões? O valor de + 200 é suficente em nutrientes? O aparelho tem algum método de calibração? No manual nada diz.
      Cumprimentos e desculpe tanto texto.

      Eliminar
    6. Amigo José Manuel

      Coloquei um video de forma a poder tirar algumas duvidas,mas eu acho esses valores muito baixos,não sei se estará a fazer algo errado.Veja o video e depois diga alguma coisa

      Cumprimentos

      Eliminar
    7. Também acho que esses valores são muito baixos. Parece-me que esse leitor está defeituoso.

      Como pesquisei também em blogs, os valores do Condut. (iguais a este) deve ser entre os 1500 e os 3000 e de acordo com a minha experiência, bate certo.

      Eliminar
  11. Boa noite Inacio.
    Tenho vindo a seguir este blog ja algum tempo e esta de parabens.
    Vivo bem perto de Evora estou em Pavia e ja algum tempo que estou a fazer hidroponia para ver os resultados .
    Estou a fazer hidroponia floating em muito pequena escala com o kit de nutrientes que comprei na hidrovista , tenho tido bons resultados . A alface e o que rende mais e rapida no crescimento por a soluçao ser mais indicada para elas ,mas tenho 1
    courgette que ja vai dar courgettes tem 7 courgettes no pé tambem tenho pimenteiros que tambem ja vai a aparcer alguma especie de flor. Tenho fotos no facebook esta aqui o link: http://www.facebook.com/media/set/?set=a.400559449971638.106635.100000527593596&type=3&l=10fc9979e1

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Viva
      Já vi as fotos e está de parabens,tem aí um sistema impecável.Não tinha pensado em por courgettes por ser uma planta com um porte considerável,mas vou experimentar.De quanto em quanto tempo é que muda a solução?

      Abraço

      Inácio Martins

      Eliminar
    2. Bom dia Inácio Martins
      Sim o courgette e de grande porte mas eu resolvi por para ver o resultado e esta a resultar , meti 3 um esta mais desenvolvido os outros 2 estão um bocado mais atrasados mas tambem ja têm courgettes pequenos. A soluçao mudo quando ja esta mais fraca tenho o medidor de condutividade e tambem se nota pelo ph altera muito, e o que eu noto.
      Tambem estou a pensar em fazer uma estufa , ja tenho a madeira falta o plastico que crio que ha na Agriloja ai em Evora e tambem ha os nutrientes mas são um bocado caros e sacos de 25kg dava para uma vida .
      Abraço

      Sergio Assis

      Eliminar
  12. Li atentamente este blogue para tirar algumas duvidas. Coloquei os meus projetos aqui :

    http://www.facebook.com/#!/HidroponiaPortugal

    Obrigado pela ajuda :)

    ResponderEliminar
  13. é necessário calibrar o medidor de ph para usa-lo na medição da solução nutritiva

    ResponderEliminar