segunda-feira, 30 de janeiro de 2012

Nova Actualização

4 comentários:

  1. Boa noite uma vez mais...

    Estou a gostar de ver a evolução da tua plantação e cada vez mais ansioso por ver a minha evoluir...
    Acabei de montar a estufa este fim-de-semana e no próximo vou montar a estrutura com os tubos para NFT.

    A solução que compraste custou 6 euros? e dá para 1000 litros? Podes me informar qual o nome?

    Qual o declive que colocaste nos teus tubos? Estou a pensar algo na ordem dos 2/3%.

    Não fizeste experiencia nenhuma com qualquer tipo de substrato? Tipo fibras de coco / argila expandida / lã de rocha?

    Pareceu-me que tinhas espuma fenólica nalgumas alfaces, onde compraste?

    Desculpa lá a maçada das perguntas, mas julgo que isto ajuda não só a mim, mas também futuros hidroponistas =P

    Cumprimentos e boas colheitas.
    Miguel Ribeiro

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Amigo Miguel,não tem qualquer problema em perguntar,e sempre que eu souber estou pronto a ajudar.Então é assim: a solução ,penso que já tinha dito, compro em www.hidrovista.pt.Também vendem espuma fenólica.No site estão os contactos,basta telefonar e encomendar,eles mandam á cobrança.
      O declive que estás a pensar utilizar é o suficiente,o importante é que a agua crie um caudal não muito rápido.Em relação aos substratos,eles servem essencialmente para seguras as plantas de maior porte.Se reparares nos meus videos,as ervilhas e os tomateiros estão nuns tubos com leca(argila espandida)Também utilizo lã de rocha para segurar as mudas dentro dos copos
      Espero ter ajudado

      Cumprimentos

      Inacio Martins

      Eliminar
  2. Obrigado Inacio.

    Quando me referia à solução, gostaria mesmo de saber o nome/marca e a quantidade.

    Em relação aos substrato há algum que seja de eficiencia superior? Pareceu-me que também utilizaste algodão.
    Usaste fibra de coco? Estava a pensar testar os tomateiros neste substrato.

    E o depósito da água em vez da tampa de plástico estou a pensar em faze-lo de esferóvite a flutuar com buracos para colocar também umas plantas aqui. Maximizar o espaço. Quando o nível de água descesse com a bomba a funcionar, a esforovite acompanhava o nível de água.

    Cumprimentos,
    Miguel Ribeiro

    ResponderEliminar
  3. Amigo Miguel

    A solução que utilizo compro em hidrovista.é só ligar para lá e pedir um kit de nutrientes para hidroponia(1000 lt)Em relação ao substrato,eu utilizo argila expandida,mas não é no sistema NFT.Aí utilizo para segurar as plantas nos copos uma fibra que se usa nos filtros dos aquários,parece algodão.Julgo que a argila,vulgar Leca,é mais barata e fácil de encontrar.Quanto ao colocares plantas no reservatório,é uma ideia,mas tens que ter em conta o espaço para os tubos e facto de teres que levantar a tampa com plantas por cima não ser muito prático,é uma questão de experimentares.
    Espero ter ajudado

    Cumprimentos

    Inácio Martins

    ResponderEliminar