domingo, 20 de maio de 2012

Nova actualização


14 comentários:

  1. Olá inácio já tinhamos falado por email sou o rodolfovieira@vodafone.pt.
    De facto em um video no youtube já tinha visto um video com isolamento em prata nos tubos.
    Como já tinha lido também a solucao e recomendavel ter a 20 graus sensivelmente.

    Bom esta semana vou comprar,os tubos para fazer aqui a minha estufa na varanda.

    Mas vou partilhar aqui consigo o que tenciono tambem fazer em uma casa que eu tenho em uma aldeia perto de coruche. Bom eu la tenho muito espaço e como tal era mais facil a mim, ter muito mais espaço para culturas. Mas como so la vou de 15 em 15 dias,estou a pensar fazer o seguinte:

    1- Ter uma camera Ip,para que possa daqui de Lisboa ver o cultivo ao vivo e seu desenvolvimento.

    2- Ter um sistema de leitura de PH dentro do deposito,ou seja programava o meu microcontrolador chamado (arduino) para que se o ph estivesse a cima do recomendado.. uma electrovalvula se ligava e enchia o deposito com o produto recomendado, e o vice versa se estivesse abaixo do ph recomendado uma outra electrovalvula enviava o produto para dentro do deposito.


    3. ter uma sonda para ver a conductividade da agua.. bom aqui ainda nao sei bem como fazer..mas terei que estudar bem o caso.

    4. ter um sensor de nivel de agua dentro do deposito...ou seja assim que o deposito estivesse abaixo (imaginemos) 10litros, uma electrovalvula automaticamente repunha esses 10 litros.

    Bom para ja sao estas as minhas ideias caso eu tenha sucesso aqui na varanda.
    Pois sou um curioso de electronica, e penso que consigo por em pratica aqui isto que disse.

    Pois controlar tudo via internet ou automaticamente e possivel.

    ResponderEliminar
  2. eu posso cultivar repolho na hidroponia?
    como faço para ter morangueiros apartir de sementes? como germiná-las,etc

    obrigado, Junor - Brasil

    ResponderEliminar
  3. Caro amigo Junor
    Eu já experimentei couve flor e couve broculo e eu resultado,pelo que julgo não haver problema com o repolho.Quanto aos morangueiros podes plantar em terra e depois passar para o sistema NFT,ou então fazer a germinação em espuma fenólica,mas o processo de germinação é o normal

    Cumprimentos

    Inácio Martins

    ResponderEliminar
  4. Boa Noite Inácio
    Vejo que a sua cultura "vai de vento em popa", a minha também mas estou com alguns problemas com a couve portuguesa pois, é muito pesada e "vira-me" os respectivos copos, já arranjei algumas guias mas ainda não é a solução. Ainda existe outro problema que é o tamanho das raízes, que estão enormes e fazem de barragem acumulando assim muita água e em alguns casos saindo pelo orificio de pelo menos onde estão as couves portuguesas pois o copo vai destapando o orificio.
    Em resumo, como as alfaces já estão, quase todas apanhadoiras e não posso deixar crescer mais a couve portuguesa vou substituir estas culturas por espinafres, nabiças e claro mantendo as alfaces.
    Por estranho que pareça os bróculas ainda não me deram problemas em relação ao seu peso mas também ainda só têm a parte da folha.
    Vou experimentar um tomateiro, que quando crescer lhe coloco uma guia e o deixo tombar para o chão isto porque a rede de emsobramento ficou muito baixa.

    Abraços e bons vídeos
    José Manuel

    ResponderEliminar
  5. Amigo josé seria possivel enviar me algumas fotos do seu projecto de hidroponia?
    rodolfovieira@vodafone.pt

    ResponderEliminar
  6. boas sr Inacio
    ja passou algum tempo que não trocamos algumas ideias. tenho visto o seu blogue, desde ja os meus parabens, tenho obtido alguns resultados com o meu sistema, mas não tanto como o senhor, talvez derivado a alguns pormenores, que não tenha prestado a devida atenção. hoje estive a mudar a solução, tenho o ph dentro dos 5.8 mas quando medi a conductividade estava nos 5050u e 18 graus de temperatura dentro do reservatorio, sera que houve alteração das solucoes dentro dos garrafoes? sera da agua, agora experimentei a de poço, estou a achar que houve alguma alteraçao, mas nao estou a ver onde.
    cumps
    pedro paulino

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Amigo Pedro

      Reveja os valores de cada nutriente que está a usar para fazer a solução.5050 us parece-me demasiado, uma vez que eu obtenho valores dentro dos 2800 us quando acabada de fazer.A solução deve-se repor com agua normal e não com mais solução.Eu agora com o calor troco a solução todas as semanas, mas todos os dias reponho o que falta com agua normal.Não creio que a solução sofra alterações dentro dos garrafões pelo que o problema deve estar mesmo na solução.Quando quizer pode visitar a minha estufa,é só dar um toque

      Cumprimentos

      Inácio Martins

      Eliminar
  7. Boa Noite Ínácio

    Tenho uma dúvida. Ainda no fim de semana passado repus 20L de água com nutrientes no respectivo depósito, acontece que neste fim de semana terei de fazer o mesmo tipo de reposição. Tenho uma pequena fuga num dos orificios onde está uma couve portuguesa mas, a respectiva água é reaproveitada.
    Será por todas as culturas já se encontrarem numa dimensão de apanha e claro com raízes bem grandes, estas façam barragem e por cada dia que passa se contém mais água na tubagem ou os 40 orificios de alfaces e couves, na sua generalidade, já bebem muita água?

    Cumprimentos
    José Manuel

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Boas José Manuel

      É natural que com o calor,e á medida que crescem, as plantas precisem de muito mais agua.Eu costumo fazer a reposição todos os dias e posso lhe dizer que meto 10 litros todos os dias de agua.A solução estou a mudar de semana a semana e também tenho plantas com grande raiz,como é o caso dos tomateiros e pepinos.Se não tem fugas significativas,são as plantas que estão a consumir a agua e também a evaporação.

      Cumprimentos

      Inácio Martins

      Eliminar
  8. boas sr inacio
    mais uma vez, hoje a soluçao e continua a aumentar a conductividade, passou para cima dos 7000 us, estou a pensar amanha fazer uma nova solucao para verificar, sera que o aparelho estara a dar leitura erradas? durante a semana entro em contacto para trocar algumas ideias
    cumps
    pedro paulino

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Amigo Pedro

      Experimenta a fazer só 20 litros de solução e faz a leitura,antes de mudares a que tens.Também se pode dar ao caso de mau funcionamento do aparelho

      Cumprimentos

      Inácio Martins

      Eliminar
  9. boas sr inacio
    ja fiz uma nova solucao e ficou dentro dos 3200us, com o ph dentro dos 6, quando liguei o sistema, a conductividade passado alguns minutos passou para os 7900us, sera normal ou o aparelho esta mesmo passado, algo de anormal se esta a passar
    cumps
    pedro paulino

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Amigo Pedro

      Acho que o aparelho precisa de uma verificação,não é normal esse tipo de valores,pelo que não te deves preocupar muito.Faz uma análise durante uma semana,e se as plantas apresentarem um bom crescimento e não demonstrarem sinais de intoxicação, é porque o problema é do aparelho

      Cumprimentos

      Inácio Martins

      Eliminar
  10. BUENOS DIAS LES SOY DEL PAIS DE BOLIVIA ESTOY POR ARMAR UNNFT DE FRUTILLA (FRAGARIA ANASSA)PERO UNOS PEQUEÑOS INCONVENIENTES DE COMO REALIZAR LA FORMULACION DE LAS SOLUCIONES PARA ESTE CULTIVO COMOTAMBIEN EL COMO ADQUIRIR UN CONDUCTIMETRO PUESTO QUE AQUI NO SON FACILES DE UBICAR. SERA QUE PODRIAN SER ENVIADOS DESDE EL BRASIL A BOLIVIA
    PORFAVOR ESPERO QUE SU PERSONA ME PODRIA AYUDAR CON ESTOS PROBLEMAS Y SI ME PODRIAN DAR UN CORREO PARA PONERME ENCONTACTO CON ALGUIEN QUE ME PUEDA COLABORA MI CORREO ES: tobe_600@hotmail.com
    MI NOMBRE ES JORGE RODRIGUEZ

    ResponderEliminar