domingo, 3 de junho de 2012

Actualização semanal/germinação de sementes


19 comentários:

  1. Parabens Inacio !!!
    Há muito que sigo estas suas actualizações e ...GOSTO !!!
    Eu tambem estou quase a iniciar a minha "actividade" "hidro" mas ainda ando com algumas duvidas.
    No sistema NFT, como tenho cá em casa varios "pedaços" de tubo de varios diametros já experimentei fazer buracos de varias dimensões para colocar os "cópitos" mas, fico indeciso quanto ao mais apropriado para o copo peq ou grande(eu quero tambem instalar um tubo de diametro 50 mm para as plantas acabadas de germinar)
    A minha indecisão prende-se com a altura que fica o "cópito" do fundo do tubo. A solução nutritiva corre com muito ou pouco caudal ?
    Se o caudal for muito, o cópito não precisa de estar muito baixo, mas se correr pouco, para que as raizes fiquem mergulhadas na solução terão que ficar mais em baixo.
    Pelo que vejo nos seus videos, os seus parecem-me bastante elevados; como será melhor? O que aconselha ?

    Um abraço.

    (Poste aqui a sua resposta para todos poderem beneficiar mas se quiser pode me contactar para = simoes0254@gmail.com )

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Caro amigo Simões

      muito obrigado pelo elogio.Em relação ás suas questões posso-lhe dizer que o meu sistema funciona com tubos de 90 mm e normalmente utilizo copos para café.Os maiores que vê,utilizei para os tomateiros e pimentos, visto serem plantas de maior porte.Os meus copos não tocam no fundo,tem só um orifício em baixo para passar as raízes.O caudal não é muito grande,e nem precisa de ser,basta fazer um filme no fundo do tubo.Quando colocar as plantas nos tubos principais,elas já devem ter um sistema radicular que lhes permita tocar no fundo e absorver os nutrientes.Se quiser pode utilizar tubos de 75 mm que também funciona bem.O isolamento que fiz funciona lindamente,por isso pode ir pensando em arranjar uns sacos de vinho vazios,pois o calor nos tubos cinzentos é muito elevado.
      Boa sorte com o projecto e divirta-se

      Cumprimentos

      Inácio Martins

      Eliminar
    2. Olá amigo Inácio
      Obrigado pelas dicas; quanto aos sacos de vinho vazios talvez não utilizarei pois descobri que a Fopil vende tubos (para ventilação)de cor branca que ficam ao mesmo preço que os de cor cinzenta utilizados nos "esgotos".
      .... Vou seguir o seu conselho e utilizar tubos de 75 mm pois sempre ficam mais em conta e, para que o copo desça mais um pouco no perfil....é só limar um pouco ou lixar ligeiramente em toda a volta.
      Penso que por este lado estou confessado !!!
      Agora tenho de pensar na construção da minha estufa caseira numa extremidade do meu quintal.
      Mais uma vez obrigado pelas dicas.

      Cumprimentos

      Ajms

      Eliminar
  2. Inácio, surgiu-me uma dúvida que ainda não tinha surgido..
    Porque é que as corgete, é posta no tanque flutante e não no sistema NFT? existe alguns "plantas" que se dão melhor no flutuante é?

    Obrigado

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Ora viva

      Coloquei as courgetes no sistema flutuante por serem plantas de grande porte e como tal iriam ocupar metade dos tubos.Alem disso,tem uma maior base de apoio que não teriam no sistema NFT.Não creio que haja plantas para flutuante ou para NFT,é só mais uma questão de tamanho

      Cumprimentos

      Inácio Martins

      Eliminar
  3. Parabéns pelo excelente projecto!!

    Não sou especialista na hidropodia. Mas em relação ao problema dos morangos, pelo que li, para ter bom sucesso com morangos tem de se administrar vários tipos de nutrientes (por fases).

    Era +/- isto:
    1º nutrientes para crescer a ramagem;
    2º nutrientes para crescimento das flores;
    3º nutrientes para crescimento do fruto.

    Espero ter ajudado,
    Vasco Cruz

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Amigo Vasco

      Obrigado pela ajuda,vou pesquisar

      Cumprimentos

      Inácio Martins

      Eliminar
    2. Sr Inácio Martins,
      Contacte a Hidrovista eles têem 2 soluções para poder produzir os morangos. A solução que está a usar é muito rica em azoto por isso tem tanta folha

      Eliminar
  4. Boas Inácio,

    Isso está uma maravilha gostava de saber se tens algum tomate Cherokee Purple na horta ou no sistema NFT?

    Um abraço

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Viva Rui

      Por acaso não mencionei mas tenho um no sistema e cinco no quintal.O do sistema tá carregado de flor e já tem dois frutos e os do quintal estão muito bonitos,embora mais atrasados mas com as primeiras flores.As courgetes também estão bonitas assim como os pimentos M. Gold.Enfim,no quintal este ano é tudo BY Rui Esteves.Hoje já colhi o primeiro pepino,muito bom.Amanhã se tiver tempo ponho umas fotos dos tomateiros

      Abraço

      Inácio Martins

      Eliminar
  5. Boa Noite Inácio
    Hoje fiz as minhas primeiras tranplantações directas das sementeiras que fiz numa base de esferofite com muitos alvéolos, sendo que este tinham terra mais ou menos adubada. Transplantei espinafres, tomateiros, alfaces e ruculas que não tinham mais que dois cêntimetro de altura mas suficiente para serem enroladas em lâ de rocha dos aquários e ficarem mergulhadas na solução.
    Como tive de adicionar água e nutrientes também tive de baixar o PH e já utilizei o ácido muriático pois a solução que comprei na loja de aquários e que foi caríssima, já acabou e nunca mais a comprarei, no entanto adicionei duas tampinhas do referido ácido e logo me assustei, o PH baixou para 3,8 (é mesmo forte) espero que recupere rápidamente.
    Como informação, utilizei no meu sistema de hidroponia tubos brancos utilizados para correr as águas dos aljeirós.
    Cumprimentos
    José Manuel

    ResponderEliminar
  6. Viva José Manuel

    Esses tubos de que fala julgo serem os ideais.Quando aumentar ao meu sistema vou utilizar desses também.Cuidado com o acido muriático,faz buracos na carne.Boa sorte com as culturas

    Cumprimentos

    Inácio Martins

    ResponderEliminar
  7. Viva José Manuel

    Esses tubos de que fala julgo serem os ideais.Quando aumentar ao meu sistema vou utilizar desses também.Cuidado com o acido muriático,faz buracos na carne.Boa sorte com as culturas

    Cumprimentos

    Inácio Martins

    ResponderEliminar
  8. Caro Amigo
    Ainda não tenho nada instalado mas já comprei e possuo os medidores de pH e de CE;
    Os tubos e acessórios assim como a estufa estão quase a chegar.
    Quando eu começar "efectivamente" os trabalhos de instalação, irei divulgar,tal como alguns de vocês, num blogue criado para o efeito.
    E será =
    http://quintalhidroponico.blogspot.pt/

    Cumpts

    Ajms

    ResponderEliminar
  9. Boa Noite Inácio
    Tenho uma dúvida em relação à tela de emsombramento pois, as alfaces que coloco no sistema de hidroponia espigam muito depressa. Será que a sombra provocada pela tela é muito forte? É que tenho receio que se a retirar todo o sistema fica ao sol, principalmente da parte da tarde e este é muito forte.
    Qual a sua opinião?
    Cumprimentos
    José Manuel

    ResponderEliminar
  10. Amigo José Manuel

    As alfaces espigam porque agora é altura disso.Mais um Mês e julgo que depois já não há problema.Eu também tenho rede de ensombramento para cortar o calor senão era impossível manter uma temperatura suportável.Agora dão-se melhor outras culturas,tais como pepinos tomates pimentos courgetes meloas etc

    Boas culturas

    Inácio Martins

    ResponderEliminar
  11. Bom dia Inácio.
    Gostaria saber como faço o controle dos nutrientes na mistura com a água, pois iniciei minha cultura agora e preciso desta ajuda.
    Agradeço antecipadamente
    Reinaldo Lins RJ BR

    ResponderEliminar
  12. Boa noite amigo Inácio
    Desde já os meus parabens pelo blog,eu comecei agora com isto da hidriponia,comecei com alfaces mas estou a ter um problema elas na primeira semana ficam bonitas mas depois começão a ficar com as raizes todas pretas a apodrecer.Sera de ter nutriebtes a mais .o ph esta por volta dos 6.2 ,a temperatura por volta dos 25 graos e a humidade entre os 60 e 75,o ce é que não sabia pois só agora comprei um medidor sabe me dizer quanto devo ter de ce para as alfaces?

    Obrigado
    Cumprimentos
    Carlos Brites

    ResponderEliminar
  13. Boa noite.
    Estou com um grande problema e nao se como resolver, estou no ramo da hidroponia não faz muito tempo e ja faz uns dias que o alface começou a ficar com as folhas brancas, principalmente as do centro, não sei o que fazer já mudei a adubação ja fiz varias coisas mas as folhas continuam brancas, ate mesmo nas pequenas, e no centro em alguns alfaces esta começando a apodrecer as folhas novas. se puder me ajudar serei eternamente grato hehe.

    ResponderEliminar