quarta-feira, 13 de junho de 2012

Mais um video e algumas fotos


Aqui estão algumas fotos das várias espécies de tomateiros que o amigo Rui Esteves teve a gentileza de me enviar.Mais uma vez aproveito para lhe agradecer








                                                E aqui algumas fotos dos pepinos Soyo Longo



12 comentários:

  1. Viva Inácio,

    Isso aí está muito bem arranjado e cuidado só espero que a produção seja boa e de boa qualidade
    pelo menos de aspecto está simplesmente 5 estrelas,parabéns!
    Agora só falta começar a degustar esses tomates!


    Um abraço

    ResponderEliminar
  2. viva isso está muito aprumado, fico contente com o sucesso.

    Surgiu-me mais uma duvida ou seja:

    Eu penso que todos os dias adicionas alguns litros de agua, de maneira a que mantenhas o tanque de solucao de nivel...

    Ora bem, imaginemos que adicionas hoje 5 litros.. nesses 5 litros de agua, adicionas alguma quantidade de solucao nutritiva?

    ResponderEliminar
  3. Caro Amigo
    Sem querer intrometer-me, »»» eis o que o nosso Amigo Inácio já disse sobre esse tema=

    José Manuel19 de Abril de 2012 20:07

    Viva Inácio
    Hoje,verifiquei que tenho vindo a perder alguns litros de água do depósito mantendo-se a condutividade nos 2800us/cm e o PH a 6.4, ou seja, estou perto de poder recolocar mais 20L de água com os respectivos nutrientes.Será boa idéia esta reposição?
    Uma semana depois de "mergulhar" as alfaces, couves e bróculos, este mantém-se bem "firmes", o que nunca me tinha acontecido. Neste fim de semana vou-lhe enviar algumas fotos desta minha "aventura".

    Abraços
    José Manuel

    Responder
    Respostas

    Inácio Martins19 de Abril de 2012 23:12

    Viva amigo Jose Manuel

    O estado da solução parece-me boa ,pelo que deve adicionar agua sem nutrientes.É normal as plantas "beberem" agua ,mas os nutrientes ficam pelo que a adição de agua normaliza a solução.Mesmo que esta desça a niveis abaixo dos 1800 us/cm, as plantas estão nutridas,por isso não gasre nutrientes em demasia.é importante repor o nivel da solução,mas com agua

    ResponderEliminar
  4. Shalom
    Gostava de saber se o tomateiro que se vê nas fotos,eles estão em estufa?

    ResponderEliminar
  5. Viva

    Antes de mais gostaria de felicita-to pelas belas culturas e agradecer por todas as suas dicas que tanto jeito vão dando.
    De momento estou a construir uma estufa para fazer algumas experiencias com o sistema NFT e outros métodos hidropónicos, já adquiri as bombas de água e de ar e os nutrientes na Hidrovista.
    Ora quando liguei pra a hidrovista para encomendar os nutrientes mencionei a palavra Morangos e a Srª disse-me logo que para os morangos tinham duas soluções uma que servia até aparecerem as primeiras flores e outra daí em diante.
    Espero que esta dica ajude…

    1 abraço e parabéns

    Mauro Andrade

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Obrigado amigo Mauro,pro ano vou levar em conta

      Cumprimentos

      Inácio Martins

      Eliminar
  6. Este comentário foi removido pelo autor.

    ResponderEliminar
  7. Boa Tarde Inácio
    Retirei a rede de emsombramento e o que verifiquei é que as culturas não ficaram espigadas e as culturas mais recentes desenvolveram-se muito mais rápidamente. Penso que havería sombra a mais. Vou-lhe enviar umas fotos para o seu e-mail e também para "Horta na Marquise" que nos acompanha neste blog de desnvolvimento de idéias hidropónicas e digam-me da vossa justiça.

    Abraços
    José Manuel

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Parabéns pelo projecto,está 5 estrelas.AS condições de luminosidade não são iguais em todo o lado,pelo que cada um deve tentar perceber quais as melhores condições para cada caso.Eu aqui por exemplo,tenho que ter uma rede sobre a estufa senão coso as plantas

      Cumprimentos

      Inácio Martins

      Eliminar
  8. Mais uma vez Boa Tarde Inácio

    Eu de agricultura sei muito pouco, e com tenho alguns tomateiros plantados na terra fiquei muito admirado e claro satisfeito com as fotos que inseriu no seu blog, ora a questão é a seguinte: um amigo meu disse-me para cortar os pequenos rebentos dos tomateiros, claro quando este tiverem algum crescimento; isto é verdade? Provoca mais floração e claro mais tomates? A verdade, penso eu, é que não criam tanta altura.
    Abraços
    José Manuel

    ResponderEliminar
  9. Aproveitando a pergunta do Amigo José Manuel sobre tomateiros, eu pergunto o seguinte: é verdade que se for cortando as folhas (rebentos) mais próximos do solo o tomateiro ganha mais altura e "engrossa" mais o "caule" ? (aste)
    (ou será a mesma pergunta do José Manuel? )

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Respondendo á sua questão aproveito para responder ao amigo José Manuel.Eu também sou um bocado leigo em horticultura,pelo que fiz umas pesquisas e segui algumas dicas do blog Paixão pela horta.Daquilo que me aprecebi,os tomateiros devem ser podados de forma a manter só um tronco principal e as respectivas folhas.Devem-se também eliminar as primeiras folhas antes do primeiro cacho de flores.Com esta operação,consegue-se uma maior floração,logo mais frutos e maiores,uma vez que a planta concentra todos os nutrientes apenas em uma planta principal.Pela minha parte estou a ter óptimos resultados que vou em breve partilhar aqui neste blog

      Cumprimentos

      Inácio Martins

      Eliminar