quarta-feira, 1 de fevereiro de 2012

Mais uma colheita hidroponica







Hoje o almoço vai ser couve flor.Está a dar frutos a hidroponia

22 comentários:

  1. Olá.
    Uma das coisas que gostaria de fazer era hidroponia...gostei do seu blog.
    É muito bom aprender, com as suas/tuas experiências.
    Vou adicionar o link, no meu blog para poder visitar regularmente este sítio.
    Carla
    http://artesanatocatita.blogs.sapo.pt

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Olá Carla

      Obrigado pelo teu comentário.O intuito deste blog é esse mesmo,a partilha de experiências com aqueles que se interessam por este tema.Vou também adicionar o teu blog,pois artesanato também é uma coisa que aprecio bastante.
      Cumprimentos

      Inácio Martins

      Eliminar
  2. Viva Inácio Martins

    Gosto do seu blog e estou contente por haver, em Évora, outra pessoa que se dedica à hidroponia.

    Comecei há cerca de três meses com uma pequena estufa de ensaio... satisfeito com os resultados desmantelei a estufa de ensaio e construí uma "como deve ser" no terraço superior da minha casa.

    Tenho uns morangueiros em sistema vertical do tipo fload & drain e, alfaces, repolhos, espinafres, couves de bruxelas, salsa, coentros e poejo em sistemas mistos de NFT e fload & drain.

    Não tenho instrumentos de medição, utilizo apenas o "chá" de couve rouxa para estimar o valor do PH e, vou mudando as soluções nutrientes de duas em duas semanas.

    Quanto a nutrientes, uso adubos correntes - adubo líquido para gerânios e rizammina 42 - que foram o encontrei no comércio local com as composições mais parecidas com as que são recomendadas em sites de referência e trabalhos académicos.

    Encontrei o seu blog, justamente quando procurava na Internet medidores de EC. Encontrei alguns a preços aceitáveis, mas estou com algum receio das taxas alfandegárias.

    Cumprimentos

    Emanuel

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Olá Emanuel

      Obrigado pelo seu comentário.Como pôde ver também sou iniciado na hidroponia,pelo que ainda estou numa fase de aprendizagem.Eu compro um Kit de nutrientes numa empresa chamado hidrovista,e tenho tido bons resultados,alem de não ser muito caro.Os meus aparelhos de medição comprei atravez do Ebay e posso lhe dizer que com os portes não chegou a 20€ os dois.mande umas fotos da sua estufa para o meu email(inacioamartins@gmail.com) para poder ver o seu trabalho.

      Cumprimentos

      Inácio Martins

      Eliminar
  3. boas sr Inacio
    ja vai algum tempo que nao comunicamos, mas como nunca deixamos de ter duvidas, aqui vao mais algumas, No meu caso tenho tudo a funcionar na perfeicao, tenho plantas bem desenvolvidas, acho que esta nos conformes, mas nao tenho nada para o ph, nao sei como está, o senhor tem utilizado qual agua? eu tenho utilizado a da torneira, a solucapo da hidro, tenho mudado de 2 em 2 semanas.
    na sua maior experiencia o que recomenda
    cumprimentos
    pedro paulino

    ResponderEliminar
  4. Viva amigo Pedro

    Pelo que me dizes está tudo a funcionar como deve ser.Eu também utilizo a agua da torneira,e posso-te dizer que deves ter o ph na ordem dos 7.2,7.4,porque é a medição que eu obtenho quando faço a minha solução.devias baixar um pouco utilizando acido.Para 50 litros de agua podes deitar o equivalente a uma carica de cerveja de acido muriático mas o melhor é comprares um kit de leitura ou um instrumento electrónico.Na loja nova,Agriloja,na zona dos aquários,há kits desses,além disso tem um funcionário que percebe alguma coisa de hidroponia
    Também acho que nesta altura ,e com as plantas ainda numa fase jovem não necessitas de mudar a solução tantas vezes,basta ir enchendo o recipiente com agua normal.Se quiseres,enquanto não adquirires instrumentos,posso emprestar os meus para teres uma ideia de como está a solução,basta telefonares(963963495)

    Um abraço

    Inácio Martins

    ResponderEliminar
  5. Caro Inácio Martins,
    Boa tarde,

    Antes de mais quero aplaudir a aposta em hidropenia.
    Estou pensando construir uma estufa hidroponica (500m2) em portugal, todavia a minha pesquisa na net tem-se revelado um fracasso na medida de não encontrar nenhum representante Português. Será que pode ajudar-me fornecendo alguns contactos?

    Grato pela atenção,

    Carlos Afonso
    carlos.paulo06@gmail.com

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Caro Carlos

      Obrigado pelo seu comentário.Desculpe mas não entendi realmente o que procura.Será uma empresa especializada em construção de estruturas?Será que procura quem já está instalado neste negócio?Se for mais especifico talvez possa ajudá-lo

      Cumprimentos

      Eliminar
  6. olá sr: INACIO boa tarde gostei imenso do seu blog!estou a pensar fazer uma pequena estufa num pequeno terreno,gostaria que me informase o inssencial para começar? desde já o meu obrigado

    ResponderEliminar
  7. Ola.
    parabens pelo blog
    tenho alguns livros em pdf se estiver interessado posso enviar-lh por email.
    cumprimentos
    M. Costa

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Caro amigo Costa

      Agradeço a sua disponibilidade e aceito a sua oferta que decerto me vai ajudar bastante.
      Pode mandar para inacioamartins@gmail.com .Desde já o meu obrigado

      Cumprimentos

      Inácio Martins

      Eliminar
    2. se alguem tiver livros sobre hidroponia em pdf que possa ceder agradecia, jorgesousa1966@gmail.com

      Eliminar
    3. Muito boa tarde, estou neste momento a iniciar a minha formação de Hidroponia. Gostaria de saber onde posso encontrar alguma literatura boa sobre este assunto, algume sabe responder???

      mjg.pires@gmail.com

      Eliminar
    4. Boas, estou procurando literatura sobre este tema. Comecei agora e pesquisar e estou super entusiasmado com algumas experiências que vi de outros colegas

      Eliminar
    5. Não querendo abusar, mas já abusando... Será possível enviar tb para mim?

      Obrigado

      Jlsousa@gmail.com

      Eliminar
  8. boa noite e parabens pelo seu blog.
    estou interessado em iniciar-me na hidroponia,gostava de ter a maxima informaçao sobre o assunto,por exemplo onde se compram as sementes em portugal,os nutrientes etc.

    ResponderEliminar
  9. Olá Inácio e comunidade, com sua licença, nada entendo do tema, moro em apt em Curitiba, sem terraço, direção N/S, a única janela que pega + sol vespertino (14:30 as 17h) é a da cozinha, tem um parapeito curtinho (8cm) e pra piorar fica pro lado de dentro da janela de vidro transparente, qual a planta menos exigente com o sol (rúcula ou alface ?) pra eu começar a tentar ? Eu tenho absoluta certeza de que a minha dúvida é a de milhões de brasileiros que moram em apt. e por isso estou consciente que já estou contribuindo e muito com minha dúvida. Espero uma resposta se possível. Milton

    ResponderEliminar
  10. Olá Inácio, parabens pelo seu blog. Recentemente fiquei interessado por este tecnica de cultivo e ao pesquisar na net encontrei este espaço e fiquei com algumas duvidas. Se tivesse a gentileza de de me responder agradecia imenso:

    - A estrutura onde planta as sementes, fê-la o senhor ou comprou nalgum sitio?
    - Para a cultura da alface, qual a distancia entre elas?
    - Quanto tempo demoram as alfaces a estarem prontas a consumir (desde a plantacao até à apanha)?

    Queria aprender mais. Assim se alguem tiver algum livro em PDF, que me pudesse disponibilizar agradecia imenso: santamaro@iol.pt

    ResponderEliminar
  11. já há algum tempo que acompanho o seu blg e acho muito interessanteestou a iniciar uma experiencia com 3 pontas de t PVC de0.75 tenho dificuldade em acertar co os nutrientes que comprei na loja da Maria. vc poderá me ajudar?

    ResponderEliminar
  12. Olá
    Sr INÁCIO
    COMPREI por engano dois medidores de condutividade um diz tds meter o outro só diz us não sei qual devo utilizar .veio um enganado era para ser do ph jávi no seu blg o valor dos nutrientes que será de 3200us?já agora gostaria de saber se faz favor se os nutrientes dão só para alfaçes ou outras hortaliças os nutrientes vieram da hidrovista
    Obrigada

    ResponderEliminar
  13. Ola, pretendo montar uma estufa de couve flor!E preciso de tirar algumas duvidas!!
    De espaçamento, ciclo, produção...
    nazariomlc@yahoo.com.br
    Obrigado

    ResponderEliminar
  14. Boa noite,estou a iniciar na hidroponia e está a correr tudo muito bem mas tenho um problema,como fasso para corrigir a condutividade eléctrica?

    ResponderEliminar